segunda-feira, 23 de março de 2009

PROCURA-SE TEMPO



"Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem. "

Pitágoras

Deparei-me com esta frase, no fim-de-semana passado, ao fazer uma pesquisa sobre a Escola Pitagórica e não podia ser mais adequada à fase por que passo: falta-me tempo e com certeza alguma ordem.

sábado, 7 de março de 2009

O SENTIDO DAS PALAVRAS

Os livros que pretendo ler fazem pilha na minha mesinha-de-cabeceira. Sem tempo para os ler, limito-me a folheá-los. É que isto do tempo é uma coisa muito complicada e o meu ultimamente não é suficiente para o que preciso e muito menos para o que gosto de fazer... O último livro que lá coloquei é a auto-biografia "A dança da Realidade" de Alejandro Jodorowsky. Confesso que ainda não passei das primeiras páginas, mas estou encantada com o universo mágico da sua infância e com o modo como descreve a sua descoberta das consequências imprevisíveis das suas acções, boas ou más. Quem mo emprestou leu-me um excerto em que o autor defende que pensamos distorcidamente devido a nos terem ensinado uma linguagem embrenhada de "ideias loucas". Assim sendo, apresenta um novo sentido para alguns conceitos, por exemplo:
Nunca: muito poucas vezes
Sempre: com frequência
Infinito: extensão desconhecida
Eternidade: fim impensável
Fracassar: mudar de actividade
Desiludiu-me: fiz uma imagem errada dele
Eu sei: eu acho
Belo, feio: gosto, não gosto
És assim: é assim que te sinto
O meu: o que agora possuo
Morrer: mudar de forma
Felicidade: estar todos os dias menos angustiado
Generosidade: ser menos egoísta
Força: ser menos fraco

Se é verdade que me identifiquei de imediato com as primeiras "definições" que Jodorowsky apresenta devido à relativização de conceitos que tomamos como absolutos, já o mesmo não aconteceu com as últimas três. Inicialmente, pensei que transmitiam um modo medíocre de estar na vida, um contertar-se com pouco, mas depois encontrei implícita nelas a importância de uma transformação pessoal, gradual e em sentido positivo.