segunda-feira, 8 de junho de 2009

À PROCURA DE OUTRAS REALIDADES

"Para dar relevo aos meus sonhos preciso conhecer como é que as paisagens reais e as personagens da vida nos aparecem relevadas. Porque a visão do sonhador não é como a visão do que do que vê as cousas. No sonho, não há o assentar da vista sobre o importante e o inimportante de um objecto que há na realidade. Só o importante é que o sonhador vê.(...) Um poente real é imponderável e transitório. Um poente de sonho é fixo e eterno. Quem sabe escrever é o que sabe ver os sonhos nitidamente (e é assim) ou ver em sonho a vida, ver a vida imaterialmente, tirando-lhe fotografias com a máquina do devaneio, sobre a qual os raios do pesado, do útil e do circunscrito não têm acção, dando negro na chapa espiritual."
Bernardo Soares - Livro do Desassossego

Perdi a máquina do devaneio. O concreto e o útil são as tábuas a que me seguro neste momento da viagem. São a realidade em que confio. Às vezes procuro a menina que fui.



(O vídeo é muito longo, mas foi o único que encontrei com as primeiras cenas do filme, onde alguém escreve " Quando a criança era criança...)

7 comentários:

Phantom of the Opera disse...

Um filme interessante, tal como o teu sentir neste momento.

Beijo

Carla disse...

quantas vezes procuro essa menina que sei que está em mim, mas nem sempre floresce...
lindo video
dizer-te também do meu livro...In-finitos sentires que vão ser desenhados em papel. O lançamento é no próximo dia 27 de Junho, às 16 horas na Biblioteca de Valongo (Porto)...aparece se puderes
beijo

Mário Rodrigues disse...

"O concreto e o útil são as tábuas a que me seguro neste momento da viagem."

Isso é bom. Mas um pouco de sonho, nunca fez mal a ninguem.
Coitado do Ser Humano quando perde a capacidade de sonhar.

Uma linda semana

Bjinho amigo

Mario Rodrigues

CarlaSofia disse...

Querida,
não faz perder a máquina do devaneio, desde que o sonho possa sempre ressurgir. O importante é acreditar que não deixamos de sonhar, mesmo que pareça que o sonho esteja adormecido.
um beijinho para ti
~universosquestionáveis~

mjf disse...

Olá!
Seria bom que o nosso lado infantil....permanecesse para sempre:=)
...
Ânimo:=)

Beijocas

Rita Galante disse...

Olá!

"Às vezes procuro a menina que fui."... e se tentasses (re)encontrar a meninas que és? Ela está lá, dentro de ti... à espera que lhe dês a mão, para poderem "voar" em conjunto, como uma só.

Deixo-te beijinhos de Amor e Luz em forma de sentinhas prateadas e douradas com a indicação "coração"...

PedrasTuas disse...

Olá! Dos filmes mais bonitos que já vi. Obrigada pela recordação.