sexta-feira, 27 de junho de 2008

FEITO DE PLÁSTICO


" O desvanecimento das habilidades da sociabilidade é reforçado e acelerado pela tendência, inspirada no estilo de vida consumista dominante, a tratar os outros seres humanos como objectos de consumo e a julgá-los, segundo o padrão desses objectos, pelo volume de prazer que provavelmente oferecem e pelo seu «valor monetário». Na melhor das hipóteses, os outros são avaliados como companheiros na actividade essencialmente solitária do consumo, cujas presenças e participação activa podem intensificar estes prazeres. Neste processo, os valores intrínsecos dos outros como seres humanos singulares ( e assim também a preocupação com eles por si mesmos e por esta singularidade) estão quase a desaparecer de vista. A solidariedade humana é a primeira baixa causada pelo triunfo do mercado consumidor."
in "AMOR LÍQUIDO" de Zygmunt Bauman

Tudo, objectos, animais, pessoas, relações, passa à condição de descartável e é passível de substituição.

5 comentários:

Coragem disse...

Não consigo falar do que não sinto...
Não tenho por hábito colocar tudo no mesmo saco, ainda sei dividar depois reciclar.

Objectos sim, descarto-os com a maior das facilidades, o resto ainda vou guardando, nesta caixinha singular, tão minha!

Beijinho

Anónimo disse...

Cada vez mais se encontram "pessoas de plástico"´, é verdade!; porém, existem ainda muitas das verdadeiras, intensamente humanas. Essas há que preservá-las da melhor forma possível.
Bom fim de semana

Maísa disse...

Deixo um beijinho , desejando-te um fim de semana feliz.

Francine Esqueda disse...

Olá!!!
Bom demais passar aqui! Hoje descobri muitas coisas no seu blog... Achei tudo super completo, agradável e caprichado... A –DO –REI - !!! Volatrei!!!
Um grande abraço e bom fim de semana!

nd disse...

MINHA QUERIDA, AINDA ACREDITO NAS PESSOAS E EM SEUS CORAÇÕES A PULSAR SANGUE QUENTE. AS PESSOAS DE PLÁSTICOS, NÓS RECICLAMOS !!!!
BJS PRÁ TI.